/Asdela Entrevista – Monalisa Vieira

Asdela Entrevista – Monalisa Vieira

12036401_874142509338595_3300913612903133911_n Pretendemos contar a história por meio de entrevistas de pessoas comuns da cidade, que possuem o esporte como algo além das tarefas cotidianas, porém, mesmo não tendo o esporte como prioridade na carreira profissional, é ele que ocupa vários momentos de lazer na vida de muitas pessoas, além de ser uma ferramenta imprescindível para uma vida saudável.

A primeira maluca por esporte que topou contar um pouco sobre seu cotidiano e vivências, foi a lavrense Monalisa Vieira. Veja a conversa a seguir:

ASDELA: Monalisa, conte um pouco sobre você.

Monalisa: Sou Monalisa Vieira, mãe de 4 filhos, empresária, guerreira, e que adora novos desafios. Essa sou eu.

ASDELA: Como você se aproximou dos esportes?

Monalisa: Eu era sedentária até os 32 anos, tentei perder 10kg que ganhei com as gestações por várias vezes, sem sucesso. Então comecei a correr com uma amiga, corria 2 a 3km, depois comecei a variar e só fui aumentando, daí resolvi começar a competir pois via que tinha perfil e estava feliz com 10kg a menos (a perda dos 10kg foi minha primeira vitória). Comecei com as competições da UFLA, com pódio de categoria, conheci então meu amigo Delly que me apresentou ou XTerra. Quando vi aquilo, comecei a treinar duas vezes mais do que treinava antes, e fui competir. Consegui o 2º Lugar Geral em Ilha Bela e 2º Lugar Geral em Ouro Preto (Categoria Amador). Então vi que podia mais, comprei uma bike e comecei a treinar, com intuito era competir no Triathlon. Nunca tinha nadado, em três meses virei um “Peixe”. Fui disputar meu primeiro Triathlon em Ilha Bela, fiquei com a 3ª colocação da minha categoria, depois fiz em Tiradentes o meu primeiro Duathlon e fiquei na 1ª colocação da categoria. Este ano passei para a categoria “Elite” do XTerra e irei me cobrar muito mais, foco nos treinos! Minha primeira competição será em Ibitipoca MG, onde competirei no Duathlon e MTB.

12096106_917382121688618_971150435846608452_nASDELA: Conte pra gente sobre sua rotina de treinos.

Monalisa: Treino 2 modalidades ao dia, aos sábados faço um simulado de Triathlon ou Duathlon. Isso tudo com minha Assessoria de Esportes, Personal e Alimentação com Nutricionista. Mas minha rotina é assim:

Segunda – Bike e Corrida

Terça – Musculação e Natação

Quarta – Bike e Corrida

Quinta – Musculação e Natação

Sexta – Bike e Natação

Sábado – Treino Simulado

Domingo – Descanso

ASDELA: Como você concilia a sua rotina de treinos com seu trabalho?

Monalisa: Não é nada fácil, minha vida é uma correria, eu cuido da parte financeira da empresa, ajudo meus filhos com os deveres de casa, levo e busco na escola, além dos meus treinos, ou seja, meu dia tinha que ter no mínimo 30 horas (risos). Mas a verdade é que quando fazemos algo por prazer, todo esforço, dor e cansaço, se tornam secundários perto da alegria de se praticar o que gosta.

12189570_933474523412711_3955419374028677299_nASDELA: O esporte mudou a sua vida? Como?

Monalisa: O esporte mudou demais a minha vida, pude provar a mim mesma por várias vezes nestes 3 anos, que tudo o que queremos conseguimos, basta acreditar. Gostaria de passar uma mensagem que é para quem ainda não achou o esporte que lhe conquiste, não desista de buscá-lo, além de estar beneficiando seu corpo, também encontrará uma satisfação pessoal, por ser um escape das rotinas exaustivas de trabalho e um aliado nas tarefas do nosso dia a dia.

ASDELA: Para você; o que é ser uma “Maluca PorEsporte”?

Monalisa: É acordar 5 horas da manhã e sentir o ar puro enquanto você corre ou pedala, é ver o nascer do sol enquanto você está se exercitando, não tem prazer maior. Escutar a natureza, ouvindo o barulho dos meus passos ou do pneu da bike com o canto dos pássaros. Eu sempre digo: “Enquanto você dormia, eu corria ou pedalava”!