/O espirito olímpico está aceso e percorrendo o Brasil

O espirito olímpico está aceso e percorrendo o Brasil

Com toda a certeza, o maior e mais importante evento esportivo do mundo são os Jogos Olímpicos. Por muito tempo, como estudante e amante do esporte, estudei muito as Olimpíadas, e junto com isso sempre me deparava com o tal espírito olímpico, que já conseguiu parar guerras e momentaneamente unir povos.

O meu conhecimento até a última semana estava restrito em livros, documentários e revistas especializadas, mas acredito que consegui sentir e viver tudo o que eu já imaginava ter conhecido anteriormente.

Neste último domingo (15/05), a Tocha Olímpica passou pela cidade de São João del Rei e eu tive a oportunidade de estar presente no evento.

13219792_1037210593020483_938417393_nCheguei ao Centro Histórico da cidade por volta das nove horas da manhã, a previsão de passagem do fogo olímpico pelo local era para aproximadamente ás dez e meia. Neste tempo, consegui caminhar por quase todo o percurso, no qual eu comecei a sentir aquele tal de espírito olímpico.

Foi uma festa popular, onde se via gente de todo o tipo (todo o tipo mesmo), não havia predomínio de raça, de classe social, de orientação sexual, de religião e de idade, todos os tipos de gente estavam em um mesmo local para a confraternização. Eu juro que nunca havia presenciado algo desse tipo, uma mistura social e cultural muito difícil de ver nos dias de hoje, em que o ódio e a intolerância tomam conta da sociedade.

13245894_1037210639687145_1295108678_nVoltando ao cenário do Centro Histórico de São João del Rei, fui surpreendido com várias manifestações culturais em cada esquina que passava, eram corais tradicionais, Folia de Reis, seresteiros, violeiros, danças de terreiros, entre várias outras manifestações, que encheram de vida a manhã da histórica cidade.

Era impossível de não ver as milhares de crianças e adolescentes (com uniformes de escolas) que se aglomeravam pelas ruas, muitos deles exibindo seus trabalhos sobre os Jogos e o Fogo Olímpico. Ficou evidente que as crianças em especial estavam muito ansiosas com a passagem da tocha. Em conversa com algumas destas crianças, percebi que estavam sentindo aquele momento como único, entendendo a importância de estar presente naquele momento.

13250341_1037210659687143_1038906880_nDepois de muito andar, fotografar e curtir as apresentações artísticas, foi a hora do Fogo Olímpico aparecer. Primeiro, chegou um ônibus que distribuiu os condutores da tocha nos pontos do trajeto. Eu estava perto de um ponto no qual uma menina de Belo Horizonte foi colocada para esperar sua vez no revezamento, essa garota virou celebridade por alguns minutos, tirando inúmeras fotos com a Tocha Olímpica nas mãos.

Quando o fogo foi avistado, a energia foi incrível. As pessoas gritavam, muitas choravam e se emocionavam. Foi neste momento, juntamente com o que já havia presenciado anteriormente nas ruas históricas, que eu realmente senti e entendi o tal Espírito Olímpico.

O Fogo Olímpico representa a Paz e Amizade, além de levar o Espírito Olímpico em diversos lugares, abraçando todo um país na celebração dos próximos jogos. Sem demagogia, nunca antes havia estado em um lugar com um clima tão leve e bacana como nesta manhã de São João del Rei, acredito que o Espírito Olímpico realmente passou pela cidade. Alem disso, acredito que somente o esporte é capaz de algumas coisas, como uma festa que reúna todos os povos para celebrar de uma mesma maneira.

13233482_1037210683020474_1530713830_n13235776_1037210246353851_518488462_nAcredito que o Espírito Olímpico é único, dessa maneira ele consegue abranger sem nenhuma discriminação todos os povos e culturas, dessa forma não existe distinção, e acreditem, assim foi a manhã no Centro Histórico em São João del Rei.

Não tive a oportunidade de conduzir a tocha (uma pena, hehe), mas estar presente no evento e presenciar este momento histórico já foi demais.

Não estou aqui para discutir política e suas falcatruas (mesmo achando muito importante), mas acredito que independente de tudo e mesmo achando muito difícil, eu desejo que o Espírito Olímpico, que irá passar por todo o país, traga mais paz a toda população que tanto sofre nas mãos dos mandatários do nosso país.

Precisamos de mais leveza, mais amizade e muita paz! Que o Espírito Olímpico não morra ao final do encerramento dos Jogos!!!

#MalucosPorEsporte

Por Gabriel Sulzbacher