/I Simpósio de Paradesporto, Educação e Práticas Corporais Inclusivas será realizado na UFLA

I Simpósio de Paradesporto, Educação e Práticas Corporais Inclusivas será realizado na UFLA

O Núcleo em Paradesporto – DEF/UFLA realizará o I Simpósio de Paradesporto, Educação e Práticas Corporais Inclusivas, que acontecerá nos dias 19 a 21 de junho de 2018, no Salão de Convenções da Universidade Federal de Lavras (UFLA).

O objetivo desse simpósio é conhecer, compreender e divulgar as relações educativas que existem na prática do esporte adaptado, atividades lúdicas, artísticas, físicas e esportivas para pessoas com deficiência. Mais especificamente, o evento irá discutir e democratizar o acesso e a igualdade de oportunidades as pessoas com deficiência na educação e no esporte, debater políticas públicas e apresentar o esporte adaptado como instrumento de inclusão e socialização.

NORMAS PARA SUBMISSÃO DE TRABALHO
DATAS IMPORTANTES:
Prazo de submissão de trabalho: até 14/06/2018
Resultado final: 15/06/2018

SUBMISSÃO
• Os trabalhos serão recebidos por formulário online até às 23h 59min do dia 14 de Junho de 2018 (horário de Brasília), impreterivelmente;
• Não serão aceitos em nenhuma hipótese trabalhos enviados por e-mail;
• Apenas o autor principal poderá submeter o resumo;
• Obrigatoriamente, o primeiro autor deve realizar sua inscrição no evento antes da submissão do trabalho.
• Somente serão apresentados os trabalhos aprovados pela Comissão Científica.

DO ENVIO DE RESUMOS
1. A submissão de trabalho ao I Simpósio de Paradesporto, Educação e Práticas Corporais Inclusivas, deverá ser feita somente sob forma de RESUMO, por meio de preenchimento de formulário on-line abaixo, até o 14 de Junho de 2018.
CLIQUE AQUI PARA ACESSAR O FORMULÁRIO DE SUBMISSÃO DE RESUMOS: https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSf1DlfzSmwPh313ZMu1TbYpi3RUiU_PiddQ0tl3PIiRmXbIxA/viewform

2. Cada pessoa pode submeter no máximo 2 resumos como primeiro autor.
3. Cada trabalho poderá ter, no máximo, 6 autores.
4. Os trabalhos podem ser referentes a pesquisa em andamento, experiências e/ou práticas de ensino e aprendizagem; estudo de caso e relato de experiência nas temáticas:
T1. Treinamento de Alto Rendimento no Esporte Paralímpico;
T2. Formação de Profissionais para o Esporte Paralímpico;
T3. Avaliação no Esporte Paralímpico;
T4. Classificação Funcional no Esporte Paralímpico;
T5. Gestão E Recursos Ergogênicos e Doping no Esporte Paralímpico;
T6. Detecção de Talentos e Formação de Jovens Atletas Paralímpicos;
T7. Lesões e Reabilitação no Esporte Paralímpico;
T8. Inovações Tecnológicas no Esporte Paralímpico;
T9. Dificuldades de aprendizagem e políticas públicas de inclusão educacional;
T10. Psicologia no Esporte Paralímpico, Educação e Práticas Corporais Inclusivas.

5. Deverão ser indicados o nome completo, e-mail e vínculo institucional de cada autor. É de RESPONSABILIDADE DO AUTOR a digitação dos nomes corretos de autor e co-autores, para que essas informações sejam utilizadas na confecção dos certificados.
6. O resumo deverá conter, no máximo, 300 palavras e seguir as seguintes orientações:

• Os estudos originais devem conter no seu conteúdo a descrição do problema investigado, características da amostra, material e método, resultados e considerações finais.
• Nos relatos de experiência de práticas pedagógicas sugerimos que contenham informações relativas à instituição, à série/ciclo de ensino, aos objetivos propostos, conteúdos, estratégias de ensino, utilização de recursos (materiais humanos e/ou financeiros), procedimentos de avaliação e considerações finais.
• Palavras-chave: 3 (três) a 5 (cinco) palavras-chave, separadas por ponto..
• Não será aceito qualquer tipo de referências bibliográficas, figuras ou gráficos.
• Os trabalhos não serão revisados e nem editorados. Caberá ao autor a revisão final antes de enviar o trabalho ao evento.
• Os resumos que não atenderem ao presente regulamento serão devolvidos para o autor sem a análise de mérito do trabalho.

AVALIAÇÃO
NORMA: A Comissão Científica reserva-se ao direito de somente analisar os trabalhos que sigam as normas e prazos estabelecidos.
MUDANÇA DE GRUPO DE TRABALHO: A comissão científica reserva-se ao direito de reclassificar a área temática selecionada do trabalho enviado de acordo com a avaliação realizada.
RESULTADO DA AVALIAÇÃO: Após a avaliação dos trabalhos pela Comissão Científica, o resultado da avaliação será informado por e-mail (verifique sua pasta de SPAM) ao autor correspondente (aquele que submete o trabalho) e disponibilizado no site da página do evento no Facebook.
AUTORIDADE: A Comissão Científica reserva-se ao direito de julgar, aprovar, requisitar correções ou reprovar os trabalhos que por ventura estejam inapropriados.

CONDIÇÕES PARA A APRESENTAÇÃO DE TRABALHO:
A elaboração e confecção do banner para a apresentação sob a forma de pôster é de inteira responsabilidade do autor e coautores.
A apresentação gráfica do pôster deverá ser na forma de painéis, não ultrapassando o limite de 120 cm (altura) por 90 cm (largura), devendo pelo menos um dos autores (devidamente inscrito) permanecerem no local de exposição do trabalho durante o horário de apresentação conforme programação.
A informação nele contida deve ser legível a uma distância de aproximadamente 1,5 m, de modo a permitir uma leitura fácil. Devem apresentar os principais aspectos da pesquisa, estando de acordo com o resumo submetido e estruturado da seguinte forma: Na parte superior conter: título, nomes de todos os autores e afiliação institucional.
Recomenda-se o uso mínimo de texto e máximo de esquemas, figuras e tabelas.
Organizar as informações de modo sequencial: Introdução, Metodologia, Resultados e Discussão, Considerações Finais ou Conclusões e Agradecimentos (quando aplicável).

DATA E LOCAL: Em data oportuna, a data, o local e horário das apresentações estarão disponíveis para consulta no site da página do evento no Facebook.

PROGRAMAÇÃO:
(clique na imagem com botão direito do mouse e salve em seu notebook/computador para visualizar a programação)